O que você precisa saber para começar a terça-feira

Brasil

Lava-Jato denuncia Lula e seu irmão, Jair Bolsonaro apresenta boa recuperação pós-cirúrgica e impunidade imperando na Amazônia.

Confira o que você precisa saber para começar a terça-feira (10):

Lava-Jato x Lula

A força-tarefa da Lava Jato em São Paulo denunciou o ex-presidente Lula e um dos irmãos dele, José Ferreira da Silva, sob acusação de corrupção passiva continuada. A denúncia afirma que o irmão, conhecido como Frei Chico, recebeu mesada da Odebrecht de 2003 a 2015 dentro de um pacote de vantagens indevidas oferecidas ao petista.

Presidente se recuperando

Imagens divulgadas pela assessoria de imprensa do presidente Jair Bolsonaro mostram ele dando os primeiros passos após ser operado, no final de semana, em São Paulo (SP). De acordo com o boletim médico, o presidente encontra-se estável, sem dor e sem febre, e com “boa evolução clínico-cirúrgica”.

Reputação em cheque

Um canal francês divulgou filmagens dos bastidores da reunião da cúpula do G7 para discutir as queimadas na Amazônia. Em um dos vídeos, uma conversa entre os líderes da França, do Chile e da Alemanha deixa evidente a má fama do presidente Jair Bolsonaro.

Impunidade

O projeto Amazônia Protege, criado pelo Ministério Público Federal para combater o desmatamento ilegal, já foi responsável por 2.539 ações na Justiça desde 2017. No entanto, nenhuma dessas ações resultou em condenação em última instância. As indenizações somam um total de R$ 5,1 bilhões, que seriam destinados ao Ibama e ao ICMBio caso tivessem sido pagos.

Flertando com a recessão

Economistas de importantes bancos e consultorias têm revisado suas projeções de crescimento para níveis inferiores a 2% em 2020. Se esse cenário se concretizar, será o quarto ano seguido em que o Brasil terá expansão abaixo dessa marca. O quadro é agravado pelo fato de que, anteriormente, o país havia vivido um triênio de recessão, caracterizado por expansão muito fraca, de 0,5%, em 2014, e quedas superiores a 3% do PIB (Produto Interno Bruto), em 2015 e 2016.

Fonte: Yahoo

Please follow and like us:
error